Em comemoração aos dez anos do Prêmio, a cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo com a presença de autoridades, especialistas e jornalistas do setor socioambiental
São Paulo, 24 de novembro de 2009 - Entre os 166 projetos recebidos pela organização do Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2009, 10 foram escolhidos para ganhar o prêmio em cerimônia oficial no dia 24 de novembro, no Club Transatlântico, em São Paulo. Além dos três selecionados em cada categoria - Humanidade, Natureza e Tecnologia -, um trabalho foi contemplado com menção honrosa. Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Paraíba e Pernambuco apresentam ganhadores este ano.
A categoria Humanidade teve 68 projetos inscritos, Natureza contou com a participação de 54 projetos, e Tecnologia recebeu um total de 44 trabalhos. Desde quando o Prêmio foi criado, em 2000, até 2009, a Câmara Brasil-Alemanha - organizadora do evento - recebeu 1.603 trabalhos. A última edição, ocorrida em 2008, contou com a participação de 184 projetos. Em 2007, 132 iniciativas foram inscritas.
Segundo Ricardo Rose, Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha, concorreram projetos com temáticas variadas, de diversas regiões, de instituições, empresas e governos. "Os aspectos que mais chamaram a atenção do júri de premiação este ano foram a qualidade técnica e a Criatividade dos trabalhos participantes", destaca Rose.
Para comemorar os dez anos de existência do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, que até 2006 era conhecido como Prêmio Ambiental von Martius, uma exposição com 14 trabalhos vencedores entre 2000 e 2008 pôde ser conferida durante o evento de entrega do Prêmio, no Club Transatlântico, em São Paulo.
Pela segunda vez, o Prêmio von Martius de Sustentabilidade recebeu o selo Sustentax de qualidade e responsabilidade socioambiental para eventos. Criado em 2007 pelo Grupo Sustentax - Engenharia de Sustentabilidade, o selo é fornecido a empresas e instituições organizadoras de eventos, produtos,
construtoras, operações de limpeza, prestadores de serviço e empresas de arquitetura que cumprirem, no mínimo, 15 requisitos de sustentabilidade.
O Prêmio é também o único concurso de projetos ambientais do Brasil a ter compensação de carbono com certificação - feita pela BRTÜV.
Os vencedores da 10ª edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade são:
Humanidade
1º lugar
Participante: Wal-Mart Brasil
Projeto: Programa de Sustentabilidade do Wal-Mart: Compromisso como parte do Negócio
Local: Barueri-SP
Com o objetivo de ser suprido 100% por energia renovável, ter uma operação com impacto zero e ofertar cada vez mais produtos com diferenciais de sustentabilidade, o Wal-Mart Brasil criou, em 2005, iniciativas direcionadas para diferentes públicos, dentro e fora das suas lojas, adotando um modelo
de gestão com nove frentes de trabalho. Ações sustentáveis como o uso de sistemas de energia renovável, eficiência energética, gestão da água da chuva e seleção de materiais orgânicos e reciclados são algumas iniciativas colocadas em prática pelo Wal-Mart em sua loja do Morumbi, em São Paulo. Outras atividades estabelecidas em suas lojas e escritórios centrais espalhados pelo País estão ligadas à área de logística da empresa, ao consumo consciente, à cadeia de suprimentos, com o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis, e à redução do consumo de sacolas plásticas.
2º lugar
Participante: Furnas Centrais Elétricas
Projeto: Projeto de Recuperação Ambiental e Subsistência (PRAS) nas Aldeias Guarani no município de São Paulo
Local: Rio de Janeiro-RJ
Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de famílias das aldeias Guarani da cidade de São Paulo, a empresa Furnas Centrais Elétricas implantou projeto para a recuperação dos recursos naturais desses locais e a criação de alternativas de renda e produção de alimentos para seus moradores. As atividades são distribuídas por quintais familiares e áreas comunitárias, sendo que nos quintais são implantadas hortas, pomares, orquidários, viveiros de plantas ornamentais, galinheiros, roças e paisagismo, enquanto nas áreas comunitárias trabalha-se na formação de sistemas agroflorestais. Desde julho de 2004, quando o projeto foi criado, até dezembro de 2009, 215 famílias terão sido beneficiadas.
3º lugar
Participante: Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Projeto: Casa Modelo Experimental voltada ao Uso Racional de Água e Energia - Uma Ferramenta para a Educação Ambiental
Local: Americana-SP
Com o aproveitamento do sol, do vento, da chuva e da vegetação é possível construir uma casa sustentável sem abrir mão do conforto e da tecnologia. A Casa Modelo Experimental, uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), possui tecnologias de uso racional de água e da energia elétrica por meio da reutilização e reciclagem da água do banho, de pias e tanques, e ainda da captação de água da chuva pelo talhado e pelas calhas. Com 190 metros quadrados, a casa está localizada na sede do consórcio, em Americana (SP), o qual abrange 43 prefeituras e 30 empresas privadas, atuantes no planejamento, no fomento e na conscientização para a recuperação e a preservação dos recursos hídricos das bacias PCJ. Aberta a grupos de escolas, universidades e empresas, a associação espera receber, em sua casa modelo, um público de 10 mil visitantes por ano.
Menção honrosa
Participante: Grupo de Gestão Ambiental em Pernambuco
Projeto: Grupo de Gestão Ambiental em Pernambuco
Local: Recife-PE
Criado em junho de 2009, o Grupo Gestão Ambiental em Pernambuco engloba atividades relacionadas ao estudo e ao desenvolvimento de propostas voltadas à gestão ambiental no Estado. Integrado por docentes e estudantes do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com o apoio de governos e instituições, o grupo atua na área de gestão ambiental em benefício de micro e pequenas empresas, escolas, universidades, comunidades, associações, comunidades urbanas e rurais. Entre as iniciativas, destacam-se o trabalho de gestão ambiental para lavanderias industriais, panificadoras e pousadas. O grupo desenvolveu também uma cartilha para a gestão ambiental em micro e pequenas empresas, e um calendário ecológico para a realização de atividades de educação e elevação da consciência ambiental.
Natureza
1º lugar
Participante: Indústria Carbonífera Rio Deserto
Projeto: Felinos do Aguaí
Local: Criciúma-SC
Estimar a distribuição espacial dos felinos ameaçados de extinção na Reserva Biológica Estadual do Aguaí (REBIO), com ênfase nos grandes felinos, para a implementação de práticas de manejo conservacionista é o objetivo do Projeto Felinos do Aguaí. Iniciado em 2006, o programa abrange atualmente atividades de pesquisa científica, com ênfase à proteção das espécies de felinos silvestres que vivem no local, educação sustentável e envolvimento junto às comunidades locais. A REBIO é uma unidade de conservação de proteção integral, com 7.672 hectares, localizada no sul de Santa Catarina, compreendendo um significativo remanescente da Floresta Atlântica.
2º lugar
Participante: Itaipu Binacional
Projeto: Programa Cultivando Água Boa
Local: Foz do Iguaçu-PR
Em outubro de 1982, com a formação do reservatório da Usina de Itaipu, constatou-se que a qualidade da água da região apresentava problemas em razão do desmatamento, da erosão e do uso de defensivos agrícolas, limitando os seus múltiplos usos (pesca, consumo humano, lazer, entre outros). Face à situação, a companhia criou o "Programa Cultivando Água Boa", com o objetivo de estabelecer critérios e condições para orientar as ações socioambientais relacionadas à conservação dos recursos naturais e centradas na qualidade das águas e de vida das pessoas. Ao longo dos anos, o projeto reuniu uma rede integrada com mais de 2.146 parceiros e se consolidou por meio de vários programas, tais como: educação ambiental, agricultura orgânica e familiar, produção de peixes, plantio de árvores, proteção da mata ciliar, entre outros.
3º lugar
Participante: Secretaria de Meio Ambiente - Prefeitura do Município de Bertioga
Projeto: Calcule aqui seu Impacto Pessoal de Carbono
Local: Bertioga-SP
Por meio de calculadoras de CO2 disponíveis na Internet, o público responde uma série de questões relacionadas ao seu dia a dia, fornecendo o dimensionamento da quantidade de carbono produzida anualmente e de árvores que precisariam ser plantadas para minimizar o impacto ao meio ambiente. Como ação paralela, em cada evento da Prefeitura de Bertioga, mudas são plantadas tanto por autoridades e administradores da cidade quanto por alunos da rede municipal de ensino, nas margens dos rios em Bertioga, durante suas atividades de educação ambiental. O plantio de duas mil mudas de palmito juçara e a diminuição significativa do índice de poluição do ar por meio da inspeção e da readequação das frotas pública e terceirizada são os objetivos
a serem alcançados pelo município, entre 2009 e 2013. O principal resultado esperado é a efetiva mudança de comportamento da população de Bertioga.
Tecnologia
1º lugar
Participante: Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI)
Projeto: Água: Fonte de Alimento e Renda - Uma Alternativa Sustentável para o Semi-Árido
Local: Florianópolis-SC
Como grande parte da população nordestina, os habitantes de Uruçu, localidade situada no município de São João do Cariri (PB), extraem água do subsolo da região para sobreviver. O alto grau de salinidade dessa água requer o uso de dessanilizadores, os quais, ao tratar a água salobra geram, além da água potável, outra água ainda mais salina que a própria água salobra. Esta é devolvida ao solo gerando fortes impactos ambientais. Uma solução de caráter inovador foi desenvolvida para a conservação dos recursos hídricos. Consumindo 100% do rejeito da dessalinização e conferindo equilíbrio ambiental ao sistema, foram integradas ao dessalinizador três unidades produtivas - hidroponia, aquaponia e de produção de spirulina. O sucesso do projeto permitiu o surgimento da Cooperativa Agropecuária de Uruçu Hidroçu, a qual representa hoje uma alternativa de renda para 30 famílias.
2º lugar
Participante: OdontoPrev
Projeto: Reciclagem do Amálgama Dentário
Local: Barueri-SP
Apoena (aquele que enxerga longe) é o projeto de gestão ambiental implantado pela Odontoprev, operadora nacional de planos odontológicos. Seu objetivo é a coleta, o transporte, a recuperação e a reciclagem de até 95% do mercúrio e da prata presentes no amálgama dentário usados nos procedimentos odontológicos. Iniciado em 2003, em parceria com o Laboratório de Resíduos Químicos (LRQ) da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), o projeto contabiliza, desde a sua implantação, o processamento de 15,5 kg de amálgama, da qual foram recuperados 6,68 kg de mercúrio. A Odontoprev conta com um quadro de 15 mil cirurgiões-dentistas associados, que realizam mais de 1,3 milhão de procedimentos dentários anualmente.
3º lugar
Participante: Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS)
Projeto: Tecnologia Social - Bomba d´ Água Aro Trampolim
Local: Teixeira-PB
A partir da instalação da cisterna de placa como instrumento para armazenar água da chuva, famílias do médio sertão da Paraíba passaram a necessitar ferramentas adequadas para o bom manejo da água captada. A utilização inicial de um balde, guardado sob condições que impediriam a contaminação do líquido, logo mostrou ser frágil. A bomba d´água aro trampolim surgiu como a melhor solução. Segura e de fácil manejo, coleta água para o consumo humano e também pode ser utilizada para bombeá-la em pequenas irrigações. Instalada inicialmente nas cisternas de 13 famílias, beneficia 78 moradores. As famílias que recebem apoio para a sua instalação assumem o compromisso de devolvê-lo ao Fundo Rotativo Solidário, permitindo que outras famílias possam ser beneficiadas.
O Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2009 conta com o patrocínio das empresas: Evonik, Gráfica Bandeirantes, Henkel e Tetra Pak, além do apoio das seguintes instituições: Centro de Competência Mercosul para Responsabilidade Social Empresarial, Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), WWF-Brasil e Grupo Sustentax.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação - Câmara Brasil-Alemanha
Cecília Degen - (11) 5187-5129 - comunicacao@ahkbrasil.com
Stefanie Leipert - (11) 5187-5126 - ascom@ahkbrasil.com