terça-feira, 16 de junho de 2009

Bosch, Mahle, CEPFS, EMTU, Auto Esporte e UTFPR levam Prêmio AEA de Meio Ambiente

Os trabalhos “Sistema Flex Start” (categoria Tecnologia Otto), de Marcos Araújo, Fábio Ferreira, Fernando Lepsch, Álvaro Vasconcelos, Tulio Coletto, da Bosch, “Innovative Valves for Maximun Exhaust Gas Recirculation Rates” (Tecnologia Diesel), de André Ferrarese, da Mahle Metal Leve, “Projeto Conscientizar” (categoria Responsabilidade Ambiental), de autoria de Sergio Martin Dela Torre e Robson Veras Firme, da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, “Convivência com a realidade semi-árida: promovendo o acesso a água, solidariedade e cidadania” (categoria Responsabilidade Social), de José Dias Campos, do CEPFS – Centro de Educação Popular e Formação Social, “11 carros e 1 tira-teima: qual é o mais econômico” (categoria Imprensa), de autoria do jornalista Hairton Ponciano Voz, da revista Auto Esporte, e “A gestão do final de vida dos veículos no Brasil” (categoria Acadêmicos), de Márcio Lazzari e Cássia Ugaya, da Universidade Tecnologia Federal do Paraná, foram os vencedores do Prêmio AEA de Meio Ambiente 2009, em sua 3ª edição, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.


O júri foi composto por um representante de cada entidade abaixo:
• SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL;
• IBAMA;
• CETESB;
• SINDIPEÇAS;
• UNIVERSIDADE;
• IMPRENSA;
• DIRETORIA TÉCNICA DA AEA.


Os prêmios foram entregues durante o 11º jantar anual de Meio Ambiente da AEA, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo, que aconteceu ontem, 8 de junho. A 3ª edição do Prêmio AEA de Meio Ambiente recebeu a inscrição de 38 trabalhos, todos julgados por uma banca formada por representantes de órgãos governamentais, associações de classe, imprensa, universidades e a diretoria técnica da AEA.

As menções honrosas foram para “Aneis de Pistão de Baixo Atrito”, de André Ferrarese, Mahle Metal Leve; “Motor Fire 1.4 l T-Jet: a introdução do conceito de downsizing no Brasil pela FPT”, de João Irineu Medeiros, Erlon Rodrigues e Jerônimo Ventura, da FPT; e “Estudo do desenvolvimento de um motor multicombustível operando simultaneamente com GNV e álcool etílico em diferentes proporções”, de Paulo Burger, José Baeta e Ramon Valle, da Sygma Motors, na categoria Tecnologia Otto.

Na categoria Tecnologia Diesel, as menções honrosas foram para “Filtros ecológicos”, de Nicolle Imgärtchem e André Ferrarese, da Mahle Metal Leve; “Filtro separador Diesel Pro”, de Waldemar Brandi Jr. e Benjamin Ott, de Cummins Filtro; e “Desenvolvimento local de soluções em pós-tratamento para HDD”, de Alan Arnhen, Cláudio Furlan e Edson Pai, da Umicore Brasil.

Três menções honrosas na categoria Responsabilidade Social: “Formare – transformação sócio-ambiental”, de Bruno Justi, da MWM International; “Centro Volvo Ambiental”, de Anaelse Oliveira, Volvo do Brasil; e “Cidades sem fome/hortas comunitárias”, de Hans Temp, da Organização Sem Fome. Em Responsabilidade Ambiental, destaques especiais também aos trabalhos “Reciclagem de água, um compromisso da ArvinMeritor com as futuras gerações”, de Daniel Melchior, Ariane Campos e Daniel Freitas, da ArvinMeritor, “Gestão de Recursos Híbridos”, de Rodrigo de Oliveira, da Fiat Automóveis e “O selo ambiental do caminhão Tractor Constellation”, de Gian Marques e Manuela Alves, da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

E, finalmente, na categoria Imprensa, mais três trabalhos receberam menções honrosas: “A hora e a vez dos híbridos”, de Eduardo Aquino, de Estado de Minas; “Menores e Melhores”, de Renata Viana de Carvalho, da revista Auto Esporte; e “Inspeção vai exigir reciclagem de veículos nos país”, de Guilherme Manechini e Murillo Camarotto, ambos do jornal Valor Econômico.

09/06/2009 – Site da AEA

A divulgação dos trabalhos vencedores será através do site da AEA, disponível no link que segue abaixo:

Link: www.aea.org.br/aea2009/downloads/trabalhospremio/

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