quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CEPFS INICIA EXECUÇÃO DO PROJETO CONVIVÊNCIA COM A REALIDADE SEMIÁRIDA, PROMOVENDO O ACESSO A ÁGUA, SOLIDARIEDADE E CIDADANIA.

O CEPFS realizou no último dia 14 de setembro, na comunidade Riacho Verde – Teixeira-PB, uma oficina sobre Gestão dos recursos naturais, com enfoque para a água como fonte de vida. A oficina faz parte do Projeto Convivência com a Realidade Semiárida, Promovendo Acesso a Água, Solidariedade e Cidadania, apoiado pelo Fundo Finlandês de Cooperação Local da Embaixada da Finlândia no Brasil. O evento contou com a participação de 32 pessoas, dentre aas quais, 20 mulheres, representando famílias que irão ser beneficiadas com ações práticas do projeto nas comunidades: Poços de Baixo, Riacho Verde, Santo Agostinho, Catolé da Pista, Catolé dos Machados, Coronel, Serra Verde e Guarita, além de representantes da sua equipe executiva.

O principal objetivo foi promover o debate sobre a importância do uso sustentável dos recursos naturais, com enfoque para a água como fonte de vida. Além das atividades expositivas e dos debates em plenário, que enfocaram temáticas tais como: ciclo hidrológico da água e desertificação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, in loco, as tecnologias sociais: cisterna, com sistema de boia e bomba trampolim, na residência do Sr. Solon Arruda, que fazem parte do projeto. Também, exercitaram uma experiência prática sobre evaporação da água.

Ao final os participantes avaliaram como uma atividade de grande importância, sobretudo, no que se refere ao processo de formação sobre as tecnologias sociais que compõe o projeto, permitindo um melhor conhecimento sobre a utilidade das mesmas no tocante a melhoria da qualidade da água a ser captada e armazenada nas cisternas, contribuindo, assim, para a tomada de decisão, enquanto família beneficiária, em relação à aceitação da experiência no seu conjunto (cisterna com sistema de boia e bomba d’água trampolim).

Ao final da oficina foi preenchido o cadastro das famílias que irão ser beneficiadas com a construção do kit de tecnologias sociais (cisternas com sistema de boia e bomba d’água trampolim.

Nenhum comentário: