segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Agricultores e agricultoras de Matureia trocam experiências durante capacitação em GAPA

Jéssica Freitas
comunicadora popular

Comunidade Riacho das Moças - Matureia
Ao conquistarem tecnologias sociais do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) os agricultores e as agricultoras tem ainda a oportunidade de participar de atividades de formação, onde trocam experiências e são capacitados para o uso sustentável das águas.

Foi nessa perspectiva, que o Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) realizou nos dias 06, 07 e 08 de agosto, uma capacitação em Gestão de Águas para a Produção de Alimentos (GAPA). A capacitação aconteceu na área experimental do CEPFS e reuniu agricultores e agricultoras de comunidades rurais do município de Matureia.

Os participantes compartilharam suas expectativas sobre os benefícios que a captação de água para produção de alimentos trará para suas vidas. A importância da mobilização social como forma de buscar melhorias para as comunidades, a exemplo das associações, também foi tema de reflexão durante os três dias de curso.


Buscar alternativas de convivência com o Semiárido se torna mais fácil quando as famílias observam suas propriedades com um novo olhar. Através de atividades realizadas em grupo, os agricultores e agricultoras refletiram sobre o potencial produtivo das comunidades e montaram mapas onde identificaram as fontes de água existentes.

Nenhum comentário: