quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CEPFS INICIA A CONSTRUÇÃO DE 15 CISTERNAS COM SISTEMA DE BOIA E BOMBA D’ÁGUA TRAMPOLIM EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA.


O Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS iniciou, no último dia 09 de novembro, a construção de 15 cisternas com sistema de boia para lavagem do telhado, no processo de captação e manejo de água de chuva para o consumo humano. Será acoplada as cisternas uma bomba d’água, denominada “trampolim” para facilitar a coleta de água sem contaminação. A iniciativa é fruto do projeto “Convivência com a Realidade Semiárida, promovendo o acesso a água, solidariedade e cidadania”, apoiado pelo Fundo Finlandês de cooperação Local da Embaixada da Finlândia, no Brasil, em parceria com a agência de cooperação da Igreja católica da Irlanda “Trócaire”. Serão 15 famílias e um total de aproximadamente 75 pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que passarão a ter condições adequadas de captar e manejar bem a água de chuva para o consumo humano. As comunidades beneficiadas são: Serra Verde 02; Coronel 02; Riacho Verde 01; Fava de Cheiro 01; Santo Agostinho 03; Catolé da Pista 01; Catolé dos Machados 01; Poços 03; Guarita 01.

Em termos de resultado a iniciativa visa melhorar as condições de vida das famílias a partir do acesso a água de qualidade e fortalecer a dinâmica organizativa das comunidades, com destaque para os Fundos Rotativos Solidários, dinâmica essa que eleva a capacidade das comunidades de solucionarem problemas do dia a dia, a partir da solidariedade entre as famílias.

Nenhum comentário: