sexta-feira, 2 de outubro de 2015

CEPFS conquista 1º lugar na categoria Humanidade, do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade - Edição 2015

Cerimônia de entrega do Prêmio
Von Martius de Sustentabilidade 2015 
Aconteceu nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, no auditório da FIESP, em São Paulo-SP, o Congresso Ecogerma 2015, um evento sobre sustentabilidade realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK-SP), por meio do seu Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, com apoio da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Durante o evento, foi realizada cerimônia de entrega do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade 2015. O Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) conquistou o 1º Lugar, na categoria Humanidade. Com o projeto Convivência com a realidade semiárida, promovendo o acesso a água, solidariedade e cidadania, experiência essa que recebeu grande contribuição do projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, patrocinado pelo programa Petrobras Socioambiental. Essa é sexta vez que o CEPFS é premiado, sendo que em primeiro lugar é a segunda vez.

Seu público é constituído por empresários, representantes de órgãos públicos, especialistas, institutos de pesquisas e ONGs, dentre outros. A cada ano são escolhidos temas de destaque - principalmente nas áreas de energia e meio ambiente. Esse ano, o tema abordado foi "Impactos e Soluções da Crise Hídrica e Energética".

O prêmio é desenvolvido em homenagem ao conhecido como o “rei das palmeiras”, por ter catalogado diversas espécies de palmáceas – sua grande paixão – entre milhares de plantas nativas brasileiras, o médico, botânico e desenhista alemão Carl Friedrich Phillipp von Martius  que  passou dois anos e meio viajando pelo Brasil, entre 1817 e 1820. Nascido em Erlangen, cidade próxima a Munique, na Baviera, em 17 de abril de 1794, chegou jovem às terras brasileiras, onde percorreu, junto com o zoólogo Johann Baptiste von Spix, diversas regiões, começando pelo Rio de Janeiro, passando por São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Pará e Amazonas. Durante a expedição, conviveram com as comunidades locais de negros, brancos, índios e mestiços, registrando sua cultura, seus hábitos e costumes.

Essa é a sexta vez que o CEPFS é premiado, sendo
 contemplado pela segunda vez com o 1º Lugar
O projeto premiado do CEPFS vem sendo desenvolvido em comunidades rurais dos municípios de Cacimbas, Desterro, Imaculada, Matureia, Teixeira, Princesa Isabel e São José do Bonfim, no Médio Sertão da Paraíba. Tem como objetivo promover o empoderamento social e político organizativo das famílias e comunidades a partir do resgate de práticas culturais e da solidariedade, já vivenciadas pelas famílias, que possam, a partir de inovações sociais, contribuir, efetivamente, para uma melhor e mais sustentável qualidade de vida.



Com informações: http://www.ecogerma.com
                              www.premiovonmartius.com.br

Nenhum comentário: