quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Professores e alunos do IFPB visitam a área experimental do CEPF

Na última terça feira, professores do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, alunos do curso técnico em controle ambiental e amigos dos referidos professores, participaram de uma visita de intercâmbio na área experimental do Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS.

O objetivo da visita foi trabalhar duas vertentes relacionadas à convivência com o semiárido: captação de água de chuva com enfoque para a qualidade da água e capacitação cidadã.

Na oportunidade os participantes conheceram técnicas de captação, armazenamento, manejo e uso de água, e tecnologias sociais como: Cisterna com Sistema de Boia para Lavagem do Telhado, Banheiro Seco, Biodigestor, captação de água em lajedo de pedra, captação de água em estradas (Cisterna de Enxurrada), Fossa Biodigestora e sistema de reciclagem de água.

A visita provocou nos participantes um olhar positivo sobre os potenciais locais da região semiárida. Para José Lucas, a visita trouxe o aprendizado de que a partir de técnicas simples pode-se viver bem na região, “volto desta visita inteiramente satisfeito, por compreender que não se pode acabar com a seca, porém com técnicas simples e eficientes pode-se conviver com ela”, destacou.

Aprendi novas formas de armazenamento e reuso de água bastante criativas e sustentáveis”, enfatizou Mylenna Marques.


A Área de Experiências localiza-se no sitio Riacho das Moças, município de Matureia. É um espaço onde são implantadas tecnologias sociais de convivência com o semiárido. As tecnologias são frutos da interação do conhecimento popular dos agricultores e agricultoras com o conhecimento técnico.















Nenhum comentário: