quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Em Matureia Área Experimental é referência de convivência com o Semiárido


Na última terça feira (27), professores e alunos do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, campus de Princesa Isabel, participaram de um intercâmbio na Área Experimental, localizada no sítio Riacho das Moças, Matureia, Paraíba.

A Área Experimental foi implantada pelo de Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, no ano de 2001, com intuito de construir referenciais para a convivência com o Semiárido. No local são desenvolvidas diversas tecnologias sociais de convivência com o Semiárido que tem atraído à atenção de agricultores, agricultoras, técnicos de ONGs, lideranças comunitária, professores e alunos.

Para o professor Tárcio Bruno, a visita ao local contribuiu para aproximar a teoria aplicada em sala de aula com a prática em campo. “Volto com a motivação de dever cumprido em fazer a conexão entre a teoria e a prática, promovendo novos conhecimentos”, destaca.

Quem visita o local conhece tecnologias sociais como: Captação de Água através de Lajedo, Banheiro Seco, Biodigestor, Cisterna Adaptada a Roça, Sistema de Boia para Lavagem do Telhado, Fossa Biodigestora, entre outras.

 “Vimos que é possível viver bem no semiárido, e que devemos sempre buscar novas tecnologias para adaptar a nossa realidadeconclui Zenaide Gomes, aluna do IPFB.

Nenhum comentário: