segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

CEPFS recebe prêmio Hugo Werneck de sustentabilidade

Foto: Gláucia Rodrigues/Ecológico
O Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS foi um dos vencedores da sétima edição do “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor a Natureza”, na categoria Melhor Exemplo em Mobilização Social, com o Projeto Convivência com a Realidade Semiárida.
Sob o tema “Mudanças Climáticas - Qual a sua contribuição?”, o prêmio reconheceu 18 projetos e personalidades que desenvolvem iniciativas sustentáveis. O evento aconteceu no último dia 30 de novembro, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, Belo Horizonte, Minas Gerais. Dentre os homenageados o cineasta Fernando Meirelles (Destaque Nacional), o médium espírita Chico Xavier (Homenagem do Ano) e o Programa Limoeiro em Ação (Melhor Exemplo em Educação Ambiental).
 O Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, organização não governamental, iniciou suas ações no município de Teixeira, no ano de 1985. Sua missão é lutar por melhorias da qualidade de vida de homens e mulheres do campo, através da implantação e socialização de tecnologias sociais e a realização de atividades de formação e mobilização social para o desenvolvimento sustentável no semiárido.
O ambientalista Hugo WernecK (1919-2008), sensibilizado com o desmatamento provocado pela  exploração do carvão, em Minas Gerais, transformou-se num dos principais expoentes do movimento ambientalista brasileiro. Ele acreditava que só o amor poderia mudar a atitude do homem em relação ao meio ambiente.
Para José Dias Campos, que representou o CEPFS, na cerimônia de premiação, o prêmio é mais uma conquista da entidade que é dedicada aos agricultores e agricultoras do semiárido. “O prêmio é mais uma conquista que integra o currículo da entidade, é dedicado às milhares de famílias agricultoras de base familiar que vem se dedicando a causa pela convivência sustentável com a realidade do clima  semiárido. Uma experiência ao ser reconhecida pode ser reaplicada, e servir de referência para a melhoria da qualidade de vida de outras pessoas, inclusive em outras partes do Brasil e do mundo. O trabalho desenvolvido passa a ter um maior sentido quando ele pode referenciar caminhos para outras pessoas e organizações. Isto é possível quando da conquista de um prêmio, é uma maneira de compartilhar as experiências e conquistar credibilidade”, destaca.

Nenhum comentário: