segunda-feira, 5 de maio de 2014

Agricultores beneficiados pelo P1+2 participam de capacitação em Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA)

Jéssica Freitas
Comunicadora Popular CEPFS/ASA

Comunidade Riacho Verde, Teixeira-PB
O Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) realizou de 28 à 30 de abril, na comunidade Riacho Verde, no município de Teixeira, a primeira das capacitações em Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA) que serão promovidas como parte das atividades referentes à execução do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido: Segurança e Soberania Alimentar através do Manejo Sustentável da Terra e das Águas (P1+2), financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Também serão realizadas capacitações nos municípios de Matureia e Imaculada.

Durante os três dias, os agricultores selecionados para receberem as implementações do P1+2, tiveram acesso a informações inerentes a gestão sustentável e produtiva dos recursos hídricos em suas propriedades e conhecimentos sobre a origem e a mobilização social de entidades como a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e o CEPFS. O encontro também possibilitou a troca de experiências entre os participantes, pois reuniu agricultores de diversas comunidades assistidas pelo programa.

“Vou levar desses três dias, muita informação sobre formas de plantar, como não usar inseticidas. O importante é não estacionar, buscar sempre melhorar; tudo que aprendi será de muita serventia”, conta o agricultor Damião Mendonça, da comunidade Costa, beneficiado com uma Barragem Subterrânea.

A agricultora Ana Maria Silva, do sítio Onofre, também participou do GAPA, ela foi beneficiada com uma cisterna calçadão, e pretende colocar em prática muito do que aprendeu durante a capacitação. “Aprendi muitas coisas que não sabia sobre o P1+2. Como preparar a terra para plantar e cuidar das hortaliças e essa cisterna era um sonho que eu tinha”, relata.




Nenhum comentário: