segunda-feira, 12 de maio de 2014

Comunidade Riacho Verde em Teixeira-PB sedia capacitação de pedreiros do programa P1+ 2 MDS

Jéssica Freitas
Comunicadora Popular CEPFS/ASA

Capacitação de Pedreiros na comunidade Riacho Verde/Teixeira-PB
O Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) está promovendo de 12 à 21 de maio a capacitação de pedreiros que participarão da construção das cisternas do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido-Segurança e Soberania Alimentar através do manejo sustentável da terra e das águas (P1+2), financiado pelo MDS.

Em um primeiro momento, os pedreiros e ajudantes, tiveram a oportunidade de se familiarizarem com o programa P1+2, assim como as entidades que o desenvolvem. Ao longo da formação serão realizadas atividades práticas onde eles aprenderão as técnicas de construção. Na ocasião, os participantes irão atuar na construção de cisternas em propriedades de famílias beneficiadas, próximas ao local da capacitação.

“A parte física, que é o processo de construção das cisternas, depende diretamente dos pedreiros, sem eles, não há como construir; por isso quanto mais pedreiros estiverem capacitados para atuar nas implementações, melhor para o andamento do programa”, explica o técnico de campo Aldair dos Santos.

A capacitação dos pedreiros é uma alternativa para a melhoria da qualidade das implementações, que beneficiarão diversas famílias inseridas no programa. Além disso, contribui para a qualificação da mão-de-obra e a melhoria da renda dos pedreiros envolvidos.

O termo de parceria prevê a construção de 303 implementações, divididas entre os municípios de Imaculada, Matureia e Teixeira. Serão 116 cisternas de enxurrada, 157 cisternas calçadão, 24 barreiros trincheira e 06 barragens subterrâneas.

2 comentários:

amorim disse...

parabéns ao CEPFS, sempre dignificando a vida do homem do campo com projetos para o bem comum da comunidade.

amorim disse...

parabéns ao CEPFS, sempre dignificando a vida do homem do campo com projetos para o bem comum da comunidade.