sexta-feira, 16 de maio de 2014

Intercâmbio promove troca de conhecimento sobre palma forrageira

O Centro de Educação Popular e Formação Social - CEPFS realizou na última quarta feita, uma visita de intercâmbio local, na comunidade Mares, no município de São José do Bonfim. Agricultores e agricultoras visitaram a propriedade de José Bezerra conhecido como Bezerrinha, para conhecerem práticas de manejo, utilizadas na plantação de palma.

Pela manhã eles andaram por plantios de palma orelha de elefante mexicano, que é bastante resistente ao ataque da cochonilha do carmim e também ao déficit hídrico. Durante a visita Bezerrinha informou sobre os cuidados que se deve ter no plantio de palma e destacou a importância do espaçamento. “É primordial no ato do plantio, o agricultor obedecer ao espaçamento entre uma palma e outra e também entre as fileiras. Esta prática permite o crescimento da palma, o plantio de outras culturas de subsistência, e também facilita o manuseio.” Destacou.

À tarde os participantes reuniram-se no salão paroquial, afim de interagirem sobre o que viram durante a visita, o momento também foi propício para aprofundar os conhecimentos sobre o cultivo de palma. Na oportunidade foi feita uma apresentação em slide sobre o preparo do solo, mudas, doenças causadas por fungos e bactérias, e, período de colheita.

Os participantes do intercâmbio serão beneficiados pelo projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, com a implantação de campos de palma forrageira. O referido projeto é patrocinado pela Petrobrás.

O intercâmbio é uma das ações de formação do projeto que busca integrar o saber técnico com o saber popular, para construção do conhecimento e desenvolvimento de iniciativas agroecológicas pautadas no manejo sustentável dos recursos naturais.



Nenhum comentário: