terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Comunidades de Imaculada são contempladas com Bombas Populares


Famílias beneficiadas se animam para conviver com a estiagem


Renalle Benício
Comunicadora Popular


Comunidades rurais do município de Imaculada acabam de serem contempladas com a instalação de seis Bombas Populares (BAP) pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Com a instalação das bombas, seis poços artesianos voltaram a funcionar amenizando os sofrimentos das famílias afetadas pela estiagem. As bombas foram instaladas nas comunidades Serraria, Morcego, Cupido, Chapada, Mata Grande dos Alves e Mata Grande dos Venâncios.

Na comunidade de Serraria, Ivonete Gabriel Presidente da Associação fala como estava a situação da comunidade para o acesso à água e da melhoria promovida pela reativação do poço, “este poço estava desativado há seis meses, o açude que abastece a comunidade secou, a água que tínhamos era a que vinha para as cisternas que são abastecidas pelo exército, também estávamos comprando água. Com a instalação da BAP o poço voltou a funcionar, hoje mais de 100 animais bebem água daqui, destes, mais de 60 é criação de gado. Concluída a instalação da bomba, famílias da comunidade foram até o local fazer uma visita e ficaram contentes, teve gente que até levou água para casa numa garrafa.” Declarou.

Maria de Lurdes, agricultora também recorda as dificuldades que já enfrentou “Desde criança que sofríamos com falta d’água na época da seca, mas nos últimos anos a situação melhorou, graças às cisternas e a esse poço também. A gente usa a água do poço para dar de beber aos animais, lavar roupa, tomar banho e para outros gastos de casa. A instalação dessa bomba trouxe muita melhoria pra gente, este ano eu e meu pai chegamos a comprar água até para os animais. Agora já economizo, sem falar que o poço é pertinho de casa.”

A bomba popular é uma tecnologia de uso comunitário, instalada em poços tubulares desativados, com até 80 metros de profundidade. Para receber o benefício foram cadastradas 10 famílias da comunidade.

A ampliação do Tanque em Pedra, outra tecnologia comunitária, também, anima as famílias que aguardam ansiosas o período da chuva “Esse tanque sempre serviu muito, quando não tínhamos cisternas na comunidade utilizávamos a água até para beber, mas, nos últimos anos temos utilizado a água somente para outros gastos domésticos. Foi muito boa a ampliação do mesmo, agora é só aguardar as chuvas.” Enfatizou Hilda Ferreira.

Nesta etapa, a comunidade de Serraria, também será beneficiada com a construção de 03 Cisternas - Calçadão, 03 Barreiros Trincheira e 01 Barraginha.

Nenhum comentário: