terça-feira, 8 de outubro de 2013

ASA Paraíba realiza Encontro Estadual de Agricultoras e Agricultores Experimentadores


Renalle Benício
Comunicadora Popular CEPFS/ASA

Conviver com o semiárido e gerar ações que permitam preservar a biodiversidade foi a temática foco do Encontro Paraibano de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, realizado pela Articulação do Semiárido Paraibano, nos dias 03 e 04 de outubro em Lagoa Seca.

No primeiro dia, o público foi dividido em grupos, por oficinas temáticas sobre Sementes, Revitalização dos quintais produtivos, Arborização, e Criação Animal. As oficinas permitiram visualizar e partilhar as experiências exitosas desenvolvidas por agricultores e agricultoras de diferentes regiões do estado.

Gilberto Nunes, coordenador da oficina sobre Criação Animal, destacou alguns elementos abordados durante o debate “foi um momento muito rico, vimos diferentes estratégias de armazenamento da ração animal. Vimos também que neste período de estiagem, os agricultores estão recorrendo às plantas da caatinga e utilizando-as para alimentação animal, a exemplo do mandacaru e outras nativas. Isso é muito importante, pois na nossa região a principal poupança dos agricultores e agricultoras é a criação animal.”

A noite a programação continuou recheada, teve feira de saberes e sabores, bingo beneficente e muito forró.

No segundo dia, os participantes se reuniram por território para partilhar e debater as lições que as oficinas temáticas trouxeram e refletir sobre o que pode ser feito para fortalecer a rede de agricultoras e agricultores de cada microrregião.

Após o debate foi feita a escolha dos delegados de cada território para o Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido Brasileiro, que acontecerá de 28 a 31 de outubro em Campina Grande. Em plenária os territórios compartilharam seus compromissos, encerrando o encontro.

 “vimos que cada agricultor tem uma metodologia própria de trabalhar,  as experiências se assemelham e reforçam a nossa prática. Também é importante que a gente repasse o vimos aqui para outros agricultores que ainda não participam desta dinâmica.” Iranildo Garcia, agricultor.






Nenhum comentário: