terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Feira de Saberes, Sementes e Sabores dissemina conhecimentos junto a agricultores e agricultoras do Sertão do Pajeú


Alunos da Escola Municipal Manoel Francisco dos Santos apresentando Olodum.
Foto: Alzê Fotografia, em Novembro/2015.
       
        Aconteceu no último dia 22 de novembro a 1ª feira de Saberes, Sementes e Sabores na comunidade de Vila de Fátima, município de Brejinho, Pernambuco. O evento teve como objetivo principal a apresentação dos resultados alcançados no âmbito do projeto "Pluriatividade: alternativa para conservação dos recursos naturais de minifúndios do Semiárido", apoiado pelo Programa Semear e executado por Valcilene Rodrigues, Diana Carolina Gomez, Aucilene Rodrigues, lideranças comunitárias e seis jovens das comunidades locais (Josiele Araújo, Daniela de Araújo, Aldi Neves, Vitor Matheus dos Santos, Carlos Wesley Silva e Natália de Oliveira).  A Feira contou com a parceira do PRODEMA/UFPE e do Núcleo de Agroecologia da Geografia/UFPE.
            Participaram do evento, aproximadamente, 300 agricultores e agricultoras de Vila de Fátima e região. A Feira de saberes, sementes e sabores foi pensada como uma forma de evidenciar a pluriatividade existente nas comunidades e proporcionar um momento para agricultores e agricultoras trocarem sementes nativas (crioulas) e disseminar seus saberes. A ideia foi bem acolhida pela Prefeitura Municipal de Brejinho, que disponibilizou toda estrutura física para realização do evento.
            A pluriatividade foi evidenciada na 1ª feira a partir do comércio de confecções, perfumes, bijuterias, produtos de limpeza artesanal, artesanatos (pintura, bordado, barro, crochê, tapetes, bolsas), produtos agrícolas beneficiados (polpa de frutas, massa de mandioca [puba], doces, queijo coalho, pamonha e canjica), mel, salgadinhos, tapioca, caldo de cana e churrasquinho.

Mulheres de Vila de Fátima e Lagoa dos Campos vendendo  artesanato e comidas típicas na 1ª feira de Saberes, Sementes e Sabores. Foto: Alzê Fotografia, em Novembro/2015.

Vale destacar que além da apresentação dos resultados do projeto pela equipe técnica e da troca de experiência promovida de agricultor(a) para agricultor(a), houve a disseminação de conhecimento através da exposição de banners, painel com fotos com todas as atividades executadas no âmbito do projeto e exposição de  equipamentos de produção de forragem com amostras de feno e cartazes explicativos. A Feira contou ainda com sementes de milho grande, milho ligeiro, feijão galanjão, feijão ligeiro, feijão ovo de rolinha, feijão bico de ouro, feijão carioca, feijão corujinha, fava branca pequena, fava feijão, sementes de coentro, sementes de gergelim, sementes de leucena e nim para serem trocadas entre agricultores.
As apresentações culturais ficaram por conta dos grupos de estudantes: Nega Maluca, Olodum e Carimbó da Escola Manoel Francisco dos Santos, do Grupo de Capoeira Nego Fujão e da Equipe de Jiu Jitsu Família Caverna.



Valcilene Rodrigues

Nenhum comentário: