No dia 28 de maio (2011) 03 estudantes do 7° período do curso de ciências econômica das Faculdades Integradas de Patos – FIP, dentre eles, uma mulher, visitaram a Área Experimental do Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, situada na comunidade Riacho das Moças, município de Maturéia-PB. A visita teve como objetivo inspirar os discentes para elaboração de monografias e artigos científicos sobre o papel das ONG,s e suas tecnologias sociais desenvolvidas no semiárido. No primeiro momento, um membro da equipe executiva expôs aos visitantes o objetivo do CEPFS, enfatizando sua origem, objetivos e o papel desempenhado pela Área Experimental, no processo de desenvolvimento comunidades das famílias e, no âmbito da convivência com a realidade semiárida.
Em seguida os estudantes tiveram a oportunidade de visitar algumas das tecnologias sociais existentes, principalmente, as que se refere a captação e manejo da água de chuva e o biodigestor como fonte de energia.
Num último momento da visita, foi feita uma rápida avaliação para que os mesmos pudessem falar das suas impressões.
Para a estudante Nara a visita superou suas expectativas. “Essa experiência é fantástica, é até difícil acreditar que a mesma é desenvolvida em pleno semiárido, numa região com tantas adversidades, isso mostra que quando usamos da criatividade e aproveitamos adequadamente o que a natureza nos oferece, é plenamente possível vencer as dificuldades e viver bem, mesmo numa região como a nossa”. Todos avaliaram ainda, que a visita trouxe um aprendizado muito grande, o que certamente contribuirá para que os mesmos possam sentir-se estimulados a escrever artigos científicos e monografias sobre as experiências visitadas, com enfoque para a forma sustentável de uso dos recursos naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário