Comunicadora Popular/CEPFS
Nos dias 19 e 20 de Março, agricultores e agricultoras se reuniram na área experimental do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), localizada na comunidade Riacho das Moças, em Matureia, para o Encontro Territorial do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Estiveram presentes, representantes de comunidades rurais dos municípios de Imaculada, Teixeira e Matureia, que conquistaram implementações através do programa.
Durante o encontro, os participantes apontaram avanços, desafios e perspectivas sobre o P1+2, o coordenador José Rego Neto, realizou uma apresentação do trabalho desenvolvido pelo CEPFS e sua missão enquanto entidade comprometida com ações práticas e educativas para a convivência com a realidade semiárida. Em seguida, a estrutura e organização de execução do programa, apontando dados de implementações nos municípios.
O agricultor Damião, (Abelha) ficou satisfeito com a apresentação detalhada de números de implementações nos três municípios de atuação. “Não sabia que existiam tantas implementações. Hoje eu posso dizer que saio daqui sabendo muito mais do que quando cheguei”, comentou Damião Mendonça, presidente da associação na comunidade Costa, em Teixeira.
O caráter produtivo, que acompanha a implementação das famílias agricultoras foi um ponto em destaque no encontro. O CP tem o objetivo de potencializar a produção das famílias através da construção de estruturas como um galinheiro, um canteiro econômico ou uma pocilga.
O encontro territorial também teve caráter avaliativo, os agricultores e agricultoras apresentaram suas opiniões sobre a execução e a importância do P1+2 para suas comunidades e municípios. Os avanços foram superiores aos desafios, o que é um aspecto considerado positivo para uma avaliação da execução do programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário